Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Gustavo Cruvinel monta grupo para fechar solução para o Parque Cascavel

Gustavo Cruvinel monta grupo para fechar solução para o Parque Cascavel

por Manuela-qi — publicado 23/03/2017 16h25, última modificação 23/03/2017 16h27

Em 30 dias, um grupo de trabalho formado a partir da audiência pública, realizada nesta quarta-feira, 22, em Goiânia vai apresentar proposta para uma solução definitiva para o problema de assoreamento no lago do Parque Cascavel. A discussão vai continuar, com a presença de representantes da Prefeitura de Goiânia, das construtoras e dos moradores do Jardim Atlântico, sob a coordenação do vereador Gustavo Cruvinel, autor da proposta. A ideia é levar esta solução ao prefeito Íris Rezende, ao final dos trabalhos. A audiência foi realizada no próprio Parque Cascavel, lembrando o Dia Mundial da Água. AMMA, Comurg, Seinfra, ADEMI-GO e ARG estiveram na audiência, que contou com a presença de cerca de cem moradores da região e de doze vereadores da Câmara Municipal de Goiânia, incluindo o presidente Andrey Azeredo.

Ponte de partida – Um Termo de Compromisso, firmado em 2014 pela Prefeitura e ADEMI foi o ponto de partida da discussão. As obras no local para a recuperação começaram em 2015, mas foram paralisadas, pelo não cumprimento por parte da Seinfra. A ADEMI-GO, que representa construtoras que tem imóveis ao redor do Parque, se comprometeu a fazer todos os investimentos previstos no Termo e que não foram realizados ainda. O principal é a base para a formação das barragens de contenção, para evitar que detritos cheguem ao lago. A Seinfra se comprometeu a participar doas discussões para integrar o conjunto de soluções.

Dentro da audiência, saíram mais duas propostas. A primeira é que a Prefeitura conclua o trabalho, fazendo uma licitação simples para terminar a obra, o que demandaria mais tempo. Por fim, o presidente da ARG, Paulo César Pereira, propôs o estudo de um modelo de parceria, para que as próprias construtoras cuidassem da manutenção do local, além das obras que restam para a solução. A comissão, integrada por representantes de órgãos municipais, a recém-criada Associação dos Moradores do Jardim Atlântico e o gabinete do vereador Gustavo Cruvinel vão apresentar um estudo sobre a melhor proposta para o Parque Cascavel em 30 dias.

Outra medida – Duas outras questões já serão atacadas a partir desta quinta-feira, dia 23. A primeira é um requerimento à Guarda Civil Metropolitana retorne aos parques municipais, visando dar mais segurança aos frequentadores destes locais. O vereador Gustavo Cruvinel considerou como positiva a audiência. "Estamos preocupados com as pessoas que frequentam o Parque e tem o Cascavel como extensão de suas casas", diz eles. segundo Gustavo, o mais importante é a manifestação de interesse tanto das empresas quanto dos órgãos municipais para a busca de uma solução definitiva. "Vamos chamar os moradores também para uma conversa franca e, em 30 dias, vamos prestar contas deste trabalho, diz Gustavo.