Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Gustavo Cruvinel quer que Projeto Guardião Ambiental Mirim seja instituído no Município

por Patrícia Drummond publicado 27/06/2019 16h34, última modificação 27/06/2019 16h34

Foto: Alberto Maia

O vereador Gustavo Cruvinel (PV) propõe instituir, no âmbito do Município, o Projeto Guardião Ambiental Mirim, do Comando de Policiamento Ambiental da Polícia Militar de Goiás (PMGO). O público-alvo são crianças de 8 a 12 anos, regularmente matriculadas em unidades da rede pública de ensino de Goiânia. A proposta de Cruvinel foi apresentada em Plenário nesta quarta-feira (27), por meio do projeto de lei nº 2019/00271.

“O objetivo do Projeto Guardião Ambiental Mirim é contribuir com a formação de crianças e adolescentes, cumprindo as diretrizes nacionais e estaduais para a Educação Ambiental, fazendo desta um importante instrumento de mudança social e incutindo na mentalidade dos educandos a importância da preservação ambiental e do desenvolvimento sustentável”, destaca o vereador. “Por meio de aulas teóricas e práticas, este projeto busca estimular as crianças participantes, bem como seus familiares e a própria escola envolvida a defender a qualidade ambiental como um valor intrínseco ao exercício da cidadania”, acrescenta.

Mais detalhes

De acordo com a matéria apresentada por Gustavo Cruvinel, o Projeto Guardião Ambiental Mirim será desenvolvido, em Goiânia, em parceria com instituições governamentais e privadas e deverá ser operacionalizado pelo Poder Executivo Municipal e Comando de Policiamento Ambiental da PMGO, por meio do órgão competente. A supervisão ficará a cargo da Coordenação do Projeto Guardião Ambiental Mirim do Comando de Policiamento Ambiental do CPA, com apoio de outras secretarias municipais. Atividades em parques ambientais; ações de conscientização para preservação da água, da flora e da fauna; noções e promoção de coleta seletiva; atuação como multiplicadores de conhecimentos sobre preservação e conservação ambiental são algumas das missões a serem assumidas pelos guardiões mirins.

Após ingressar no projeto, o estudante terá o direito de receber aulas de noções básicas, teóricas e práticas sobre meio ambiente, civismo, cidadania, hierarquia e disciplina militar. Também receberá certificado impresso ao concluir o tempo de formação depois de ministradas todas as aulas, dentro do período estabelecido para a duração dos ciclos de treinamento. Será, ainda, permitida a permanência do estudante matriculado e frequentador do Projeto Guardião Ambiental Mirim mesmo depois de atingir idade acima de 12 anos, desde que tenha frequência em qualquer instituição de ensino escolar, visto que o projeto é de caráter contínuo para o aluno já ingressado.