Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Inclusão de agentes em plano de carreira da Saúde é tema de audiência pública na Câmara

por Heloiza Amaral publicado 15/04/2021 17h30, última modificação 16/04/2021 11h52

O vereador Mauro Rubem (PT) comandou nesta quinta-feira, 15, uma audiência pública sobre a inclusão dos agentes comunitários e de agentes de combate a endemias no plano de carreira da Saúde. Outro tema abordado foi a reposição do auxílio alimentação e produção dos agentes readaptados do município. Além dos trabalhadores, participaram do debate representantes do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde no Estado de Goiás (Sindsaúde/GO), do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias no Estado de Goiás (SindACSE/GO), do Fórum Nacional dos Agendes de Combate a Endemias e do secretário municipal de Saúde, Durval Ferreira Fonseca Pedroso.

Os agentes readaptados reclamaram do corte do vale-alimentação, destacando que muitas famílias estão passando fome por causa da retirada do benefício. Eles argumentam que continuam trabalhando normalmente, oito horas por dia. O secretário afirmou que concorda com a demanda, mas que não pode fazer nada até que a lei seja modificada, pois ela prevê o corte do auxílio em caso de readaptação. O vereador Mauro Rubem comprometeu-se com a categoria a buscar a alteração da lei, para que a questão seja resolvida o mais rápido possível.

Sobre a inclusão dos agentes no plano de carreira da Saúde, Mauro Rubem apresentou a proposta de que eles sejam integrados, com salário inicial de R$ 1550,00 e reajuste de 6,12% a cada alteração de letra (A a O). “Os agentes são a única categoria que não tem plano de carreira no município. É preciso acabar com essa injustiça”, disse o vereador. O secretário concordou com a proposta, destacando que o que motiva uma categoria profissional é a expectativa de progressão, inclusive financeira. “É injusto que eles não tenham plano de carreira. São pessoas que trabalham por amor e que merecem nossa gratidão, mas também valoração. Vamos trabalhar por isso, no que depender da secretaria”, declarou. Mauro Rubem propôs, então, a reativação da comissão de negociação, que acabou se desarticulando devido à falta de abertura com a antiga secretária da pasta. “Sabemos que a pandemia é a prioridade nesse momento. Por isso, a comissão pode facilitar as negociações nesse momento, sem sobrecarregar o secretário”, afirmou.