Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Instalação de ecobarreiras em córregos e rios da capital é aprovada

Instalação de ecobarreiras em córregos e rios da capital é aprovada

por Guilherme Machado publicado 08/05/2020 12h55, última modificação 08/05/2020 13h11
Instalação de ecobarreiras em córregos e rios da capital é aprovada

Foto: Alberto Maia

O plenário da Câmara aprovou nesta quinta-feira (8), o Projeto de Lei nº 297/2018, de autoria do vereador Izídio Alves (PR), que pede a instalação de ecobarreiras na rede hidrográfica municipal para contenção dos resíduos sólidos lançados nos córregos e rios de Goiânia.

A ecobarragem consiste na construção de uma estrutura flutuante desenvolvida a partir da reutilização de galões ou material similar, amarrados com fios de aço formando uma barreira, que impede a passagem de objetos suspensos nos cursos d´água, oriundos das atividades humanas.

Segundo o autor do projeto, a ideia é diminuir a poluição hídrica no município, envolvendo a análise socioambiental de técnicas de redução do aporte de lixo flutuante nos córregos e rios. “O sistema de ecobarragem tende a abranger uma gama variada de atividades, que, ao longo do processo, estimulam a interação entre a sociedade e o meio ambiente. Dessa maneira, a missão final, de redução do lixo flutuante, torna-se uma mescla de objetivos diferenciados da comunidade, identificada com a conscientização da população quanto à capacidade de sustentabilidade dos ecossistemas, dando ênfase ao uso de recursos potenciais nos propósitos socialmente válidos, sustentando a integridade global”, explica o vereador. 

As despesas para implantação do sistema serão custeadas pelo Fundo Municipal do Meio Ambiente, instituído em 1995, para custear programas de preservação, recuperação e melhoria da qualidade do meio ambiente na capital.