Instituições bancárias deverão disponibilizar guarda-volumes para clientes
Projeto do vereador Gustavo Cruvinel (PV) em tramitação na Casa, determina que os estabelecimentos bancários que utilizam detector de metal nas portas de acesso, deverão ter guarda-volumes destinados a correntistas e usuários.
O guarda-volumes deverão estar localizados antes da porta giratória, ter chaves individuais para que os usuários deixem em segurança, bolsas e outros pertences, enquanto permanecerem dentro das agências. A utilização do guarda-volumes será gratuita e em número compatível com o fluxo de pessoas previsto no estabelecimento.
A matéria ainda deverá passar pelo crivo do Plenário e, caso aprovada, prevê que as instituições bancárias terão prazo de 120 dias para instalar e disponibilizar o equipamento aos clientes, a partir da publicação da lei.
Constrangimento
Na justificativa Cruvinel lembra os constantes constrangimentos por que passa o cliente bancário nas portas detectoras de metal. Perde-se tempo esvaziando bolsas e mochilas para mostrar aos seguranças do banco, o objeto que motiva o travamento da porta.
Segundo o vereador, “Já é hora deste setor financeiro , que fatura alto no país, oferecer melhor atendimento aos usuários. Esta medida, inclusive, já é adotada em outros municípios brasileiros, afirma Gustavo.