Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Intensivão gratuito reforça conteúdo do Enem para estudantes de escola pública

Intensivão gratuito reforça conteúdo do Enem para estudantes de escola pública

por Da Redação publicado 12/11/2021 17h39, última modificação 12/11/2021 17h39
Iniciativa da vereadora Aava Santiago (PSDB) e voluntários busca colaborar com o sonho do ensino superior entre candidatos em vulnerabilidade social, cada vez mais penalizados pelas condições do ensino

Um intensivão gratuito preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o "Democratiza Enem", será oferecido neste sábado (13), na Escola Estadual Wilmar Gonçalves da Silva, na Vila Moraes, em Goiânia. O público-alvo são alunos do colégio, estudantes do projeto Letra, que oferece curso para alunos de ensino médio em situação de vulnerabilidade, além de seguidores selecionados no instagram da vereadora Aava Santiago (PSDB).

A iniciativa do intensivão é do mandato da parlamentar, que preside a Comissão de Educação da Câmara Municipal, com a colaboração de voluntários, entre professores que darão as aulas, empresários que doaram material e alimentos para os participantes, e servidores da escola, que preparam refeições e organizam a atividade. “Só quem passa pelo ensino público sabe da importância de se reforçar a formação de alunos, muitos deles de territórios periféricos, para alcançarem o sonho de chegar à universidade”, explica Aava, que é egressa da educação pública.

Para assegurar o distanciamento, os 60 estudantes serão agrupados em três salas de 20 cada. As aulas simultâneas serão das 8h às 17h. Pela manhã, a revisão será das disciplinas ciências da natureza, ciências humanas e linguagens. À tarde, matemática. As aulas também serão transmitidas em tempo real aos alunos inscritos pela plataforma Google Meet.

O almoço será preparado pelos servidores da escola e colaboradores, com alimentos doados pela clínica de estética da Dra. Karine Mendonça, pela Ferragista Aliança, pela Academia Nova Geração e pela Metalúrgica Gynbras. A Faculdade Mauá vai doar canetas; e a Faculdade Uniaraguaia vai ceder a plataforma digital para transmissão das aulas. O lanche, com sanduíches e café, será fornecido pelas empresas tioBák e Café Rancheiro. O projeto Multiplica Livro, de autoria da vereadora Aava, doará obras literárias aos participantes.

As provas do Enem serão realizadas nos dois domingos posteriores ao intensivão, dias 21 e 28 de novembro.

Dados – Segundo o portal UOL, o número de alunos não pagantes inscritos no Enem em 2021 caiu 77%. São aqueles que solicitam isenção por terem renda familiar de até três salários mínimos. Entre os que têm direito à isenção por terem concluído o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral na rede particular, a participação diminuiu 20,8%. No geral, o número de inscritos em 2021 é o menor em 16 anos, totalizando 3,1 milhões de estudantes.

Crise no Inep – Nos últimos dias, 37 servidores do Inep, instituto responsável pela aplicação do Enem, pediram demissão, alegando fragilidade técnica e administrativa do órgão e casos de assédio moral. O grupo está diretamente ligado à realização do Exame, mas o Ministro da Educação, Milton Ribeiro, declarou que o cronograma de aplicação das provas não será afetado.

Serviço:

Intensivão preparatório para o Enem
13 de novembro (sábado)
Escola Estadual Wilmar Gonçalves da Silva
Rua 13, qd. 25, lt. 1, Vila Moraes, CEP 74620-180

*Com informações da assessoria de comunicação da vereadora