Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Vereadores da CEI do Transporte se encontram com Iris na segunda

Vereadores da CEI do Transporte se encontram com Iris na segunda

por Quezia de Alcântara publicado 02/06/2017 10h40, última modificação 02/06/2017 11h11

Os membros da Comissão Especial de Inquérito (CEI) do Transporte Coletivo irão, na próxima segunda-feira, 5, ao Paço Municipal para reunião com o prefeito Iris Rezende. Eles pretendem informar o prefeito das ações já efetuadas pela comissão, apresentar pedidos e ouvir sugestões para solucionar problemas enfrentados por milhares de usuários da capital. “Precisamos nos alinhar com o Executivo”, adiantou Clécio Alves (PMDB), que preside a CEI na 16ª reunião da comissão realizada na manhã desta sexta-feira, 2.

Os vereadores adiantaram que uma das propostas é municipalizar o transporte público de Goiânia que hoje é gerido por uma Câmara Deliberativa que representa a região metropolitana composta de municípios. A tarifa única para a região metropolitana foi apontada como um dos problemas que precisam de solução. Ela foi instituída, relembrou Clécio em 2010, acabando com o sistema dos quatro anéis tarifários, o que prejudicou as finanças da CMTC que atualmente tem a receita de cerca de R$400 mil apenas, passando por dificuldades para desempenhar com eficiência sua função fiscalizadora e de planejamento do sistema.

“Hoje o usuário que sai de um bairro periférico e vem para o centro paga R$3,70 e um que vai para o interior paga o mesmo valor. Precisamos deliberar que a tarifa seja cobrada por quilômetro rodado como ocorre em Curitiba”, afirmou Vinícius Cirqueira (Pros). Mas destacou, no entanto, que não está propondo subir a passagem para os usuários das cidades vizinhas e sim, abaixar o preço na capital.

Clécio disse que hoje as concessionárias e a Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC) utilizam a política da catraca que só visa lucro para as empresas. “E ainda não oferecem segurança, limpeza dos veículos que andam também superlotados, o que já é de conhecimento público”.

O vereador GCM Romário Policarpo (PTC) e o relator da comissão Anselmo Pereira (PSDB) reafirmaram a necessidade de cobrar da CMTC e Metrobus documentos solicitados desde que a CEI iniciou seus trabalhos em 23/03/2017. Na próxima terça-feira, 6, os vereadores se reunirão novamente para analisar a documentação já recebida, sobre a qual o relator pretende embasar seu relatório.(Foto Alberto Maia)