Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Isaías Ribeiro propõe campanha de incentivo à doação de cabelos para pacientes com câncer

por Quezia de Alcântara publicado 12/04/2024 09h25, última modificação 12/04/2024 14h11
Vereador ressalta importância de perucas para recuperação da autoestima de pessoas em tratamento da doença

Foto: Mariana Capeletti

O vereador Isaías Ribeiro (Republicanos) apresentou, nesta semana, na Câmara de Goiânia, projeto de lei para criação de campanha de incentivo à doação de cabelos a pessoas carentes em tratamento de câncer. O texto propõe realização da campanha durante a semana que engloba o Dia Nacional de Combate ao Câncer, celebrado anualmente em 27 de novembro.

Segundo a matéria, a campanha tem como objetivos conscientizar a população sobre a importância da doação de cabelos na recuperação da autoestima de pacientes em tratamento de câncer, além de esclarecer sobre procedimentos e locais para doação.

“É de extrema relevância tratar sobre o assunto, pois, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), há previsão de mais de 35,3 milhões de novos casos de câncer em 2050, aumento de 77% em relação aos 20 milhões estimados em 2022. Além do crescimento no número de registros, há também a queda da autoestima do paciente, que afeta o tratamento. Nesse sentido, o uso de perucas é muito utilizado para auxiliar na recuperação. Pessoas carentes, no entanto, não têm condições de arcar com o alto custo de uma peruca”, argumenta o vereador.

“Alguns hospitais possuem bancos de cabelos para confecção de perucas destinadas à doação. Portanto, poder público e sociedade devem estimular campanhas para suprir a demanda de matéria-prima", completa Isaías Ribeiro.

O projeto segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).