Jaime Câmara Júnior fala em nome de homenageados em sessão especial de 80 anos de O Popular
A Câmara Municipal de Goiânia homenageou nesta noite os 80 anos de fundação do Jornal O Popular, completados nesta terça-feira, 3. A sessão especial foi proposta pelo presidente da Casa, vereador Andrey Azeredo (MDB), e prestigiada pelos vereadores Anselmo Pereira (PSDB), Cabo Senna (PRP), Delegado Eduardo Prado (PV), Tiãozinho Porto (Pros) e Zander Fábio (PEN).
Entre os convidados presentes à cerimônia, estavam o vice-governador do estado, José Eliton; a diretora da assessoria de comunicação social do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Heloísa Rodrigues de Lima, representando o presidente Kennedy de Souza Trindade; o presidente da Associação Goiana de Imprensa (AGI), Valterli Guedes; o 2º vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Antônio de Sousa Almeida; o secretário municipal de comunicação, Luiz Felipe Gabriel Gomes, representando o prefeito Iris Rezende, o vice-presidente de negócios da Organização Jaime Câmara, Ronaldo Borges Ferrante; e a filha de Jaime Câmara Júnior, Larissa Câmara.
Andrey Azeredo entregou Diplomas de Honra ao Mérito a quatro descendentes dos fundadores do periódico: Jaime Camara Júnior, presidente da Grupo Jaime Câmara, Fernando Câmara, Marcos Tadeu Câmara e Tasso José Câmara. Em retribuição, Jaime Câmara Júnior entregou uma placa também homenageando o presidente da Câmara.
“A história de O Popular se funde com a história de Goiânia e também do estado. Ao longo de oito décadas, o jornal sempre documentou as transformações econômicas, políticas e sociais daqui”, iniciou o discurso em nome dos homenageados Jaime Câmara Júnior. “Pelas folhas volantes deste jornal procuraremos defender a causas da coletividade do estado focalizando nos problemas mais vitais e, sugerindo para os mesmos, medidas solucionadoras, disse o primeiro edital em 3 de abril de 1938”, lembrou ele.
Júnior Câmara, como é mais conhecido, disse que o jornal acompanha constantemente os interesses e desejos do público, com investimento em tecnologia, aumentando a presença no meio digital com o oferecimento de serviços multiplataforma, e aperfeiçoamento de toda a equipe. Destacou também a mudança do formato da edição impressa, feita há dois anos com base em pesquisas com leitores, objetivando a praticidade, modernidade e melhor organização das notícias.
Ele destacou a edição especial de hoje do jornal, que narra a história de 80 vidas que estiveram presentes nas páginas do veículo em oito décadas. “É um documento que retrata a história recente, ao mesmo tempo que enaltece quem empregou talento em favor de todos.”
“Faço questão de agradecer a todos os colaboradores, atuais e antigos, pela dedicação que nos trouxeram até aqui: respeitados como fonte de informação e de credibilidade”, disse ao final.
Nos halls inferior e superior da Câmara Municipal de Goiânia, ficará em exposição até o dia 13 a mostra fotográfica “A História em 40 capas: 80 anos do jornal O Popular”, destacando a primeira página das principais edições de todas as eras do periódico.