Kajuru apresenta representação contra Oseias Varão no Conselho de Ética
Jorge Kajuru (PRP) protocolou na manhã desta quinta, 21, uma representação contra o vereador Oseias Varão por falta de ética e decoro parlamentar devido ao seu “comportamento” durante a última reunião da Comissão Especial de Inquérito (CEI) das Contas da Prefeitura, que ocorreu na tarde da última sexta-feira, 15. Ambos eram membros da comissão, sendo Kajuru o relator.
Ao fazer suas considerações durante a votação do relatório final da CEI, Oseias agiu, segundo Kajuru, com “inusitada fúria”, fugindo do assunto que estava sendo debatido. “Num palavrório sem razão e quase incompreensível, perpetrou ato que beira à insanidade momentânea, proferindo contra mim palavras como mentiroso, falso, fascista, entre outros impropérios”, afirma o vereador na representação.
“A palavra fascista usada pelo vereador indica uma pessoa que não tem preocupações com a liberdade dos outros, conduta totalmente incondizente com a minha história de vida, que, pelo contrário, sempre foi eivada de luta e pela defesa da liberdade de imprensa, pela dignidade da vida humana e pela valorização do livre pensamento. Por não aceitar as mazelas políticas e os descompromissos dos detentores do poder econômico, eu fui do céu ao inferno, pedi cargos, empregos e salários estratosféricos em troca dessa dignidade que escolhi viver e por nunca ter ajoelhado em derrota ou submissão aos verdadeiros fascistas contemporâneos. Ser chamado de fascista me ofende e entristece, na medida em que luto contra a tirania.”
Kajuru continua dizendo que “é necessário uma tomada de posição firme e radical pelo Conselho de Ética para impedir que o vereador representado continue impune e a praticar as ações que vem cometendo nesse curto tempo de seu mandato, o que é configurado pelo processo já aberto contra o mesmo no conselho”, se referindo à representação aberta por Clécio Alves (PMDB) contra Oseias Varão por ofensas ditas durante a reunião da Comissão de Finanças, Orçamento e Economia, no dia 30 de agosto.
Conselho de Ética
O presidente do Conselho de Ética, Anselmo Pereira (PSDB), informou que recebeu a representação. Ele afirmou que vai marcar reunião para definir o relator da matéria e verificar se cabe abertura de processo disciplinar.