Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Kajuru cobra de Secretário dados sobre movimentação financeira do Paço

Kajuru cobra de Secretário dados sobre movimentação financeira do Paço

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 27/06/2017 11h28, última modificação 27/06/2017 11h28

Requerimento polêmico foi apresentado pelo vereador Jorge Kajuru (PRP) na sessão de hoje (27) da Câmara. Ele solicita ao secretário de Finanças da Prefeitura, Oséias Pacheco, informações sobre o fluxo de caixa da atual administração até dezembro deste ano, entre os quais, movimentos de entrada e saída, previsão de recebimentos de convênios e empréstimos junto ao governo federal.

Da tribuna, ao justificar seu requerimento, Kajuru disse ter sido informado pelo senador Ronaldo Caiado (DEM), que falou ter conversado do assunto com o secretário da Finanças, que o prefeito Iris Rezende já tem uma quantia de quase R$ 1 bilhão em caixa. "Esse montante", afirma o vereador, "será gastos em obras no decorrer do próximo ano, visando  interesses eleitorais em 2018".

Para ele, é fundamental que a Câmara tenha conhecimento da estimativa de movimentação financeira da atual administração municipal. "Só assim, é possível traçar metas, colaborar e realizar uma fiscalização mais consciente e eficaz".

OPINIÕES

Vários vereadores se manifestaram sobre o assunto, tantos da oposição como da base de apoio do Prefeito. A vereadora Cristina Lopes (PSDB), por exemplo, foi taxativa;"Isso é um absurdo,  uma coisa totalmente reprovável, Ou seja, basta observar o atendimento à saúde, quando pessoas estão morrendo nas filas por falta de uma gestão eficiente no setor. O prefeito, insensível, guarda dinheiro em caixa para investir apenas em ano eleitoral. Ora, o que se pode dizer é que o senhor Iris Rezende até agora não disse a que veio.Trata-se de uma administração equivocada; não tem sentido investir em mutirões. Ele precisa evoluir".

"Na verdade, o que temos observado é que o prefeito não tem preocupação em valorizar a dignidade humana. Centralizar só em obras prova essa insensibilidade humana", observou Sabrina Garcêz (PMB). Elias Vaz (PSB), por sua vez, cobrou da Câmara uma atitude quanto a essa situação; "Esse Poder tem que refletir sobre isso, já que o prefeito está passando por cima de direitos, ao priorizar fazer caixa e deixar as pessoas sem assistência médica, por exemplo".

Paulo Magalhães (PSD) exibiu um vídeo em que mostra uma obra inacabada, ligando os bairros Grajaú e Santa Fé. "Há 4 anos que os moradores estão aguardando a conclusão dessa obra. Enquanto isso, o prefeito guarda R$ ! bilhão em caixa. Sem contar o absurdo de que as creches estão seis meses sem receber os repasses da Prefeitura".

Os vereadores Carlin Café (PPS) e Vinícius Cirqueira (Pros), porém, assumiram a defesa da administração municipal. "Discordo dos colegas, pois os mutirões são importantes para os bairros, pois recebem benefícios da Prefeitura. Por exemplo, estão sendo feitas reformas em CMEIs em vários bairros. É preciso observar isso", lembra Café. Cirqueira enfatizou que "os mutirões atendem aquelas obras que a população daquele bairro reclama a muito tempo. Portanto, o mutirão é importante".