Kajuru defende revitalização do setor Campinas e Centro da Capital
O vereador Jorge Kajuru (PRP) apresentou na sessão de ontem, 30/11, projeto de lei que institui o “Programa de Revitalização Urbana e Funcional do setor Campinas”, a ser desenvolvido pela Administração Municipal, visando o resgate da qualidade de vida na região.
O Programa deverá contemplar ações de restauração do patrimônio histórico, artístico e arquitetônico; qualificação do mobiliário urbano e dos equipamentos sociais; reorganização da malha viária e também do transporte público; revitalização, conservação e limpeza de vias, prédios e áreas públicas; ampliação da oferta de vagas de estacionamento e estímulo ao desenvolvimento de atividades comerciais e prestadoras de serviços.
O projeto propõe ainda a execução de projetos de acessibilidade; organização das atividades comerciais, melhorias na iluminação e segurança; recuperação de calçadas, promoção de incentivos fiscais e outras formas de estímulo à participação da iniciativa privada além de planos de incentivo à cultura, lazer e turismo na região.
De acordo com a proposta, para viabilizar as ações o Poder Público poderá promover convênios e parcerias com entidades e empresas privadas, universidades, moradores e comércio local, em conformidade com o Programa PPP- Parcerias Público Privadas.
Declínio
Kajuru alega em sua justificativa ao projeto, que “Campinas guarda importante parte da história de nossa Capital. Mas, com o passar dos anos, inúmeros problemas foram acumulados na região. O descaso e a falta de projetos específicos agigantaram esses desafios, trazendo inúmeros transtornos aos comerciantes e moradores locais. Esta proposta visa impedir o processo de declínio deste importante setor , recuperando seu esplendor e importância para a vida de Goiânia.”
Centro
Para a região Central da Cidade, Kajuru pediu ao prefeito Iris Rezende (PMDB) que informe o andamento dos programas e projetos já existentes visando a revitalização da área. O vereador pediu ainda a implantação de ações de segurança pública para garantir a reapropriação do Centro pela população.
“A área central de Goiânia possui um patrimônio histórico, Cultural e arquitetônico de alto valor e apresenta uma estrutura urbana consolidada o que torna de vital importância a valorização desses aspectos,” defende Kajuru.