Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Kajuru propõe antecipação do envio de projeto que atualiza Planta de Valores

Kajuru propõe antecipação do envio de projeto que atualiza Planta de Valores

por Quezia de Alcântara publicado 01/02/2018 11h13, última modificação 01/02/2018 11h13

Matéria que trata da Planta de Valores Imobiliários foi apresentada hoje, 1º, em plenário, pelo vereador Jorge Kajuru (PRP). Trata-se da mudança do prazo para encaminhamento do projeto de lei do Executivo que atualiza a Planta de Valores para votação e aprovação da Câmara Municipal.

Atualmente, o Código Tributário do Município, datado de 1975 determina que o envio da atualização da Planta ao poder Legislativo seja feito até 30 de novembro de cada ano e votada até 20 de dezembro. Com a proposta apresentada o prazo para o envio do projeto passaria a ser 30 de junho de cada ano.

Kajuru destaca que pelo princípio da legalidade “nenhum tributo será criado ou majorado senão em virtude de lei” e que “o princípio da não-surpresa é instrumento constitucional que visa garantir o direito do contribuinte à segurança jurídica, essência do Estado de direito”.

O parlamentar esclarece que a Prefeitura não vem atualizando a Planta de Valores anualmente e por isso vem atuando em afronta direta a esses princípios.  “O Município chegou a ficar dez anos sem atualização da Planta e essa irresponsabilidade da gestão gera uma defasagem na cobrança dos tributos comprometendo o erário e quanto há a atualização – como em 2017 – provoca uma sobrecarga indevida nos contribuintes”, denunciou.

“Este projeto que altera o Código Tributário antecipando a data de entre da atualização da Planta de Valores a esta Casa visa que o assunto seja tratado com antecedência pelo Legislativo, podendo ser amplamente discutido junto à sociedade, tendo prazo dentro do processo legislativo para alterações e aprovação”, justificou Kajuru adicionando que assim “se evita a manutenção desse sistema de atualizar a Planta apenas quando se é conveniente com entre do projeto à Câmara com prazos curtos e assim, com processo feito a toque de caixa”.