Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Kajuru propõe criação do Banco do Lixo

Kajuru propõe criação do Banco do Lixo

por joana — publicado 16/03/2017 15h27, última modificação 16/03/2017 15h27

Organizar e adequar o recebimento do lixo e resíduos sólidos e líquidos, além de conscientizar a população, as empresas e as indústrias da necessidade de se adotar práticas ambientais sustentáveis. São estes os principais objetivos de um Projeto de Lei apresentado hoje, dia 16, pelo vereador Jorge Kajuru (PRP), durante sessão ordinária na Câmara Municipal de Goiânia.

A instituição do Programa de Incentivo à Cidadania Ambiental , através do Banco do Lixo, se constitui como uma alternativa de educação à população para o descarte adequado do lixo, evitando que o mesmo vá para ruas, bueiros, becos, matagais, terrenos desocupados, lugares ermos e isolados.

Na justificativa, Kajuru afirma que “reciclar é uma atitude essencial na proteção e defesa do meio ambiente. A reciclagem se constitui na soma de várias ações de aproveitamento dos materiais descartados, recuperando-os ou transformando-os. O processo de reciclagem gera riquezas, já que algumas empresas usam o procedimento como uma forma de reduzir custos e também contribui para a preservação do meio ambiente”.

A proposta também prevê a possibilidade da municipalidade fornecer benefícios àqueles que fizerem o descarte consciente como forma de incentivar o programa. A definição desse benefício ficará a cargo do Executivo a fim de que possa estudar as possibilidades exequíveis.