Kajuru propõe Programa de Mobilidade Integrada na Praça do Trabalhador
Para viabilizar ações conjuntas entre a administração municipal, sociedade civil organizada, iniciativa privada dentre outros entes públicos, o vereador Jorge Kajuru, PRP, apresentou na sessão de hoje (28) da Câmara projeto de lei que institui, em Goiânia, o Programa de Mobilidade Integrada da Praça do Trabalhador.
Entre as várias finalidades da proposta de Kajuru, destacam-se a que pretende aperfeiçoar as condições do espaço público e entornos da Praça, com melhorias do serviço de transporte público, acessibilidade, iluminação, limpeza e segurança. E ainda incentivar a instalação e a manutenção de estacionamento para manter a circulação na região, em função do comércio local e das feiras ali realizadas.
O vereador lembra que sua proposta tem por base as chamadas parcerias público-privada, conforme estabelece a Lei 9.548, de 22 de abril de 2015. que fundamenta o programa municipal das PPP e pela Lei Federal 8.987, de fevereiro de 1995.
CRESCIMENTO
"Nos últimos anos", destaca Jorge Kajuru, "a região da Praça do Trabalhador sofreu em seu entorno um crescimento vertiginoso, com a implantação da estação rodoviária, shopping, Estação da Moda e feiras (da Madrugada, da 44 e Hippie). Ocorre ali então um adensamento sem que haja nenhum intervenção estrutural para dar conta do fluxo de pessoas e veículos na região".
"Então, reafirmou, "sugerimos a construção de um terminal subterrâneo de passageiros de transporte coletivo e BRT Eixo Norte-Sul, bem como estacionamento dentro Programa de Mobilidade Integrada da Praça do Trabalhador através de uma Parceria Público-Privada".