Kajuru quer monitoramento em tempo real de táxis e carros de transporte privado
Foi apresentado pelo vereador Jorge Kajuru (PRP) projeto de lei que determina o monitoramento em tempo real dos táxis e veículos de transporte privado individual de passageiros, como o Uber, com o objetivo de coletar dados estatísticos e realizar o dimensionamento da frota com a demanda.
Além do monitoramento por GPS, os carros deverão ter instalados um “Sistema de Segurança Preventiva”, composto por câmera de vigilância e botão de pânico instalado em local discreto, ambos na parte interna. De fora, um painel luminoso de LED deverá indicar a situação do veículo: livre, ocupado e pânico.
“Os profissionais do transporte individual de passageiros são alvos fáceis de bandidos. Além de grandes jornadas de trabalho, muitas vezes sem folgas ou férias, submetidos a todo tipo de insegurança. Muitos saem de suas casas para trabalhar sem saber se retornarão”, afirmou Kajuru.
Ele explicou que, ao ser acionado, o sistema de segurança deverá emitir um sinal de alerta e transmitir as imagens da câmera ao vivo para a central de monitoramento.
“Para os permissionários de táxi, os custos da implantação e manutenção do Sistema de Segurança Preventiva deverão fazer parte das taxas já pagas ao município, como parte da contrapartida do mesmo a esta classe”, acrescentou.