Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Kitão quer criar Calçada Sertaneja em Goiânia

Kitão quer criar Calçada Sertaneja em Goiânia

por Da Redação publicado 19/12/2024 09h10, última modificação 19/12/2024 14h07
Vereador apresentou emenda ao Projeto Centraliza, de autoria do prefeito. A matéria tramita na Câmara de Goiânia e está sobre a relatoria da vereadora Kátia na Comissão de Finanças
Kitão quer criar Calçada Sertaneja em Goiânia

Foto: Mariana Calaça Capeletti

O vereador Lucas Kitão (União Brasil) quer criar uma Calçada Sertaneja na avenida Goiás, entre a avenida Paranaíba e a Praça Cívica. A proposta foi apresentada como emenda ao projeto de lei que cria o programa Centraliza, e o objetivo é fortalecer, valorizar e levar a população e o setor de comércio e serviços para a região do Centro. “Nossa ideia é incentivar e valorizar a música sertaneja. O intuito é tornar a calçada um ponto turístico importante para atrair fãs e impulsionar esta cultura na região”, justifica Kitão.

A emenda foi entregue, na última semana, à vereadora Kátia (PT), relatora do projeto na Comissão de Finanças da Câmara Municipal. Caso a emenda seja acatada, a matéria vai para segunda votação em plenário. 

Conforme proposto por Kitão, será acrescentado o inciso XXXVI ao Art. 3º do projeto, que inclui o fomento à cultura e história do município por meio de programas e eventos que valorizam a música sertaneja, e acrescenta o Art. 17, que cria a “Calçada Sertaneja”, destinada a homenagear artistas, compositores, produtores e personalidades que contribuíram para a promoção do estilo musical. 

As homenagens serão feitas com símbolos iconográficos afixados em blocos de concreto instalados no canteiro central da avenida da seguinte maneira: com um microfone, quando forem artistas e duplas sertanejas; com caneta, quando for compositor; com chapéu, quando for produtor cultural, personalidades e outros casos que serão analisados por comissão especial. 

Ainda conforme sugerido pelo vereador Lucas Kitão, a escolha dos homenageados será feita pela prefeitura de Goiânia em composição com a secretaria de Cultura, especialistas, representantes da música fonográfica e projeto de lei com indicação e aprovação na Câmara Municipal.