Kitão propõe criação do Centro Municipal de Tratamentos com Cannabis Medicinal
O vereador Lucas Kitao (União Brasil) apresentou, nesta quarta-feira (8), no Plenário da Câmara de Goiânia, projeto de lei para autorizar implementação do Centro Municipal de Tratamentos com Cannabis Medicinal (CMTCM) na capital.
Segundo a proposta, além de oferecer acesso controlado a tratamentos com cannabis medicinal, o CMTCM promoverá educação e capacitação de profissionais da saúde e garantirá fornecimento, de forma regulada, de medicamentos baseados em cannabis.
Fruto da dissertação de mestrado de Kitão na UniEvangélica, o projeto complementa propostas, de autoria do vereador, para autorização de distribuição de medicamentos à base de cannabis e para instituição do Dia Municipal da Cannabis Medicinal, entre outras políticas de inventivo ao uso medicinal da cannabis em Goiânia.
De acordo com o texto apresentado, o acesso aos tratamentos deverá obedecer aos seguintes critérios: prescrição do médico; registro do paciente no Centro Municipal; consentimento do paciente ou de seu representante legal; e acesso do paciente a atendimento multidisciplinar.
O projeto prevê ainda alocação de recursos, por dotações próprias da gestão, além de parcerias e de convênios com o Estado e com entidades públicas e privadas.
“Nossa ideia é criar o Centro Municipal, onde as pessoas terão acesso, apoio, tratamento e acolhimento em um só lugar. Como referência na área da saúde, o CMTCM será um espaço físico inovador para o atendimento completo de pacientes, que poderão realizar consultas e conhecer novos medicamentos”, afirmou Kitão.
*Com informações da assessoria de comunicação do vereador