Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Kitão protocola pedido de criação da Frente Parlamentar da Primeira Infância na Câmara de Goiânia

por Da Redação publicado 14/05/2024 10h55, última modificação 14/05/2024 13h31
Requerimento faz parte de articulação do vereador com o deputado federal Dr. Zacharias Calil, coordenador-geral da Frente Parlamentar no Congresso Nacional

O vereador Lucas Kitão (União Brasil) protocolou, no último dia 9, pedido de criação da Frente Parlamentar da Primeira Infância na Câmara de Goiânia. O requerimento apresentado conta com assinaturas de 21 dos 35 vereadores.

O requerimento faz parte da articulação do vereador junto ao deputado federal Dr. Zacharias Calil (União Brasil), cirurgião pediátrico e coordenador da Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância no Congresso Nacional.

Conforme proposto, a Frente Parlamentar visa à garantia dos direitos das crianças; à articulação de políticas públicas para proteção integral das crianças; à fiscalização de leis e de ações já existentes; e ao diálogo com a sociedade civil e com entidades internacionais.

“Nosso objetivo é investir na participação dos pais, mães, educadores e profissionais da saúde na discussão sobre os direitos da criança, mas também em sua inclusão nas políticas públicas do município”, justificou Kitão.

Frente Nacional

O deputado federal Dr. Zacharias Calil coordena a Frente Parlamentar em Brasília. O grupo existe desde 2013 e conta, hoje, com participação de 240 parlamentares, entre senadores e deputados.

Segundo ele, o período da primeira infância, entre a gestação e o sexto ano de vida, é essencial para capacitação cognitiva e emocional da criança que se desenvolve. “É quando cada vivência e cada descoberta são registradas no cérebro, e isso é levado para sempre na vida da pessoa”, explicou.

*Com informações da assessoria de comunicação do vereador