Kitão propõe implementação de “Abrigo Amigo” em pontos de ônibus de Goiânia
O vereador Lucas Kitão (PSD) apresentou, nessa quarta-feira (20), na Câmara de Goiânia, projeto de lei para implementação do Programa “Abrigo Amigo” em pontos de ônibus na capital. O texto propõe instituição do programa, de forma digital, como alternativa para proteger mulheres em situações de vulnerabilidade.
Segundo o vereador, o objetivo é criar espaço, em pontos de ônibus, com painel de atendimento eletrônico conectado à internet, além de câmeras noturnas e microfones, para ajudar na proteção de pessoas em situações de perigo ou vulnerabilidade.
Os totens tecnológicos, conforme o projeto, poderão ser feitos em parceria com empresas de mídia digital e com a gestão pública municipal. Os locais onde o serviço digital for implantado contarão com central de atendimento – com atendentes, preferencialmente mulheres, preparados para acionar serviços de segurança em situações de emergência. A central funcionará das 20 horas às 5 horas da madrugada.
De acordo com Kitão, o programa representa um aliado no enfrentamento à violência contra a mulher. “Traz amparo e conforto para quem está sozinha em um ponto de ônibus, podendo ser instalado em regiões periféricas e em ruas com grande circulação”, afirmou.
*Com informações da assessoria de comunicação do vereador