Kitão quer que atleta carente seja isento de taxa em corrida
Tramita na Casa matéria que isenta atletas de baixa renda do pagamento de inscrições em corridas de rua ou de ciclismo. De iniciativa do vereador Lucas Kitão (PSL) o projeto obriga empresas ou organizadores a disponibilizarem uma cota de 5% das vagas para gratuidade aos corredores e ciclistas de baixa renda.
Para ter acesso ao benefício, o vereador propõe que o atleta, no ato da inscrição para a corrida, apresente comprovante de inscrição em programas sociais governamentais ou de matrícula em escola pública. Outra exigência é que o atleta beneficiado que faltar à corrida de rua sem justificativa ficará impedido por 90 dias de obter a isenção em outro evento semelhante.
Esta é uma forma, de acordo com Kitão, dos organizadores das corridas que utilizam as vias públicas da cidade para seus eventos, darem em contrapartida sua contribuição para a inserção de jovens carentes no esporte.
“Incentivar a prática esportiva contribui para a qualidade de vida e saúde das pessoas como prevenção ao sedentarismo e doenças oriundas dele como obesidade e as cardiovasculares”, justificou o parlamentar.