Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Kitão requer aplicação da segunda dose da vacina Pfizer em gestantes que receberam AstraZeneca

Kitão requer aplicação da segunda dose da vacina Pfizer em gestantes que receberam AstraZeneca

por Da Redação publicado 14/07/2021 09h28, última modificação 14/07/2021 09h28
O vereador apresentou o requerimento à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nesta terça-feira (13)

O vereador Lucas Kitão (PSL) apresentou, nesta terça-feira (13), um requerimento que sugere à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) a autorização da aplicação da vacina Pfizer nas gestantes e puérperas que receberam a primeira dose da vacina AstraZeneca, já que elas estão proibidas de receber a segunda dose do mesmo imunizante.  

Estima-se que 15 mil gestantes em todo Brasil tomaram a primeira dose da vacinação antes da suspensão das doses para estas mulheres. Elas, incluindo as goianas, assinaram um manifesto assinado pelo Movimento Gestantes Pela Segunda Dose, que solicita a vacinação e ainda aponta que foram “abandonadas pelo Ministério da Saúde”.  

O vereador explica que existem estudos que comprovam a eficácia da combinação entre a vacina AstraZeneca e Pfizer, como já acontece nos estados do Rio de Janeiro e do Ceará. “São estudos com resultados positivos e que podem colaborar para acelerar a vacinação no município de Goiânia”.  Ele completa lembrando que a segunda dose é fundamental para completar a imunização.