Kitão requer aplicação da segunda dose da vacina Pfizer em gestantes que receberam AstraZeneca
O vereador Lucas Kitão (PSL) apresentou, nesta terça-feira (13), um requerimento que sugere à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) a autorização da aplicação da vacina Pfizer nas gestantes e puérperas que receberam a primeira dose da vacina AstraZeneca, já que elas estão proibidas de receber a segunda dose do mesmo imunizante.
Estima-se que 15 mil gestantes em todo Brasil tomaram a primeira dose da vacinação antes da suspensão das doses para estas mulheres. Elas, incluindo as goianas, assinaram um manifesto assinado pelo Movimento Gestantes Pela Segunda Dose, que solicita a vacinação e ainda aponta que foram “abandonadas pelo Ministério da Saúde”.
O vereador explica que existem estudos que comprovam a eficácia da combinação entre a vacina AstraZeneca e Pfizer, como já acontece nos estados do Rio de Janeiro e do Ceará. “São estudos com resultados positivos e que podem colaborar para acelerar a vacinação no município de Goiânia”. Ele completa lembrando que a segunda dose é fundamental para completar a imunização.