Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Kitão sugere deslocamento gratuito de doadores de sangue até Hemocentro de Goiás

por Edição de notícias publicado 22/06/2023 16h00, última modificação 22/06/2023 16h17
Rota Solidária visa ao reforço do banco de sangue da instituição. Em data determinada, doadores terão gratuidade no deslocamento de casa ou do local de trabalho até Hemocentro

Em requerimento encaminhado à Governadoria do Estado, nessa quarta-feira (21), o vereador Lucas Kitão (PSD) sugere ao governador Ronaldo Caiado (União Brasil) a criação de data para estimular doação de sangue em Goiânia e na Região Metropolitana.

Segundo o requerimento, a Rota Solidária – iniciativa já praticada no Rio de Janeiro – consiste em disponibilizar transporte gratuito para doadores até o Hemocentro de Goiás (Hemogo). A sugestão de Kitão é de que estado e municípios estabeleçam data para deslocamento, com custo zero, a partir da casa ou do local de trabalho do doador. O cidadão deve informar qual modal utiliza e apresentar certificado de doação de sangue, para receber a restituição do valor gasto com transporte.

Como o deslocamento até o Hemogo representa um dos principais empecilhos à doação, o parlamentar acredita que a iniciativa cumprirá seu objetivo – reforçar o banco de sangue da instituição.

"Uma parceria do Hemocentro com as Prefeituras de Goiânia, Aparecida, Senador Canedo, Trindade e demais municípios e com empresas do setor de mobilidade, de transporte por aplicativos, para garantir deslocamento do doador. Os estoques de sangue atendem a mais de 25 mil pessoas em maternidades e unidades de saúde da capital e do estado. Cada bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas”, explica o vereador.

Cenário brasileiro

Conforme parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS), de 1,5% a 3% da população deve doar sangue constantemente para manutenção de estoques regulares. Atualmente, no Brasil, esse índice é de 1,8%.

*Com informações da assessoria de comunicação do vereador