Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Kitão sugere reforma administrativa para a Prefeitura de Goiânia

Kitão sugere reforma administrativa para a Prefeitura de Goiânia

por silvana — publicado 30/05/2017 13h30, última modificação 30/05/2017 13h30

O líder do Bloco “Pró Goiânia”, vereador Lucas Kitão (PSL) apresentou aos colegas parlamentares,  nesta terça-feira, 30, sugestão de uma reforma administrativa a ser implementada pelo Paço. O objetivo seria conter gastos públicos via diminuição de secretarias  e cargos comissionados, que segundo Kitão, poderiam ser revertidos em obras e melhoria dos serviços públicos oferecidos à população.

“Goiânia é a Capital onde mais se gasta com a máquina pública, afirmou Kitão. A Administração Municipal conta atualmente com 28 secretarias e, uma das principais medidas efetivadas por capitais que adotaram a reforma administrativa, foi a redução deste número. O vereador apresentou o exemplo das cidades do Rio de Janeiro e Curitiba que possuem  apenas 12 secretarias cada;  Belo Horizonte com 13; Porto Alegre com 15 e São Paulo com 22 secretarias. “Minha proposta é de reduzir para 16 o total de secretarias “, afirmou.

Kitão apresentou sua proposta da Tribuna da Casa e pediu aos demais vereadores que defendam a ideia junto ao prefeito Iris Rezende (PMDB). “ Trata-se de uma reforma “branda” apenas com a fusão de algumas secretarias e extinção de gabinetes. Segundo ele, sua sugestão é inspirar a gestão da Prefeitura, na iniciativa privada e criar Plataformas Gestoras, ao invés de secretarias-cabides”.

ECONOMIA

Entre as metas apresentadas pelo vereador,  está ainda a extinção do Gabinete do Prefeito, das três Secretarias Extraordinárias, a fusão de outras e redução de 35% dos cargos comissionados, o que nos seus cálculos renderia uma economia média de R$ 25 milhões/ano.

“Precisamos enxugar os gastos públicos através de ajustes na administração que resultarão no fim dos gastos políticos. Ontem, disse Kitão, durante a prestação de contas do 1º quadrimestre de 2017, o prefeito afirmou que o Legislativo deve opinar na sua gestão e é o que estamos fazendo através da sugestão de reforma administrativa com a adoção de 6 eixos gestores.

Vários vereadores elogiaram a iniciativa de Kitão entre eles,  o vice-presidente da Casa, vereador Vinicius Cirqueira (PROS), que conduzia os trabalhos no momento, Alysson Lima (PRB) e Priscila Tejota (PSD) entre outros.

O vereador Paulo Magalhães (PSD)  lembrou que 'recentemente, 25 suplentes de vereador foram admitidos pelo  Chefe do Executivo, em cargos comissionados, apesar da crise da Administração municipal. Cristina Lopes (PSDB) afirmou que “Iris é um gestor à moda antiga, tradicional e conservador que emprega cabos eleitorais que, certamente,  trabalharão para eleger seus apadrinhados no próximo ano.”