Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Leandro Sena destaca, na Tribuna, filme goiano sobre a vida de Padre Pelágio

Leandro Sena destaca, na Tribuna, filme goiano sobre a vida de Padre Pelágio

por Da Redação publicado 15/03/2022 16h35, última modificação 16/03/2022 12h50
Produzido, dirigido e protagonizado por Fábio PH, 'Venerável' retrata a emocionante história do religioso alemão que viveu em Trindade
Leandro Sena destaca, na Tribuna, filme goiano sobre a vida de Padre Pelágio

Foto: Gustavo Mendes

O vereador Leandro Sena (Republicanos) destacou, na Sessão Ordinária desta terça-feira (15), a produção cinematográfica goiana “Venerável”, que relembra a trajetória de Padre Pelágio. Produzido, dirigido e protagonizado por Fábio PH, o filme foi concluído em 2019, mas teve sua divulgação prejudicada pela pandemia de Covid-19.

Rodada em Trindade, onde Padre Pelágio passou 47 dos 52 anos em que viveu no Brasil, a obra retrata de forma irreverente, autêntica e emocionante a história de fé, benevolência, curas e milagres do padre alemão que veio em missão ao país em 1909 e nunca mais voltou para sua terra natal.

Pelágio Sauter morreu em 23 de novembro de 1961, aos 83 anos, vítima de pneumonia. A doença foi contraída após tomar chuva, quando voltava de uma visita a fiéis adoentados – prática comum nos cinco anos em que se dedicou à Pastoral dos Enfermos. Hoje, o religioso aguarda beatificação pelo Vaticano.

A menção na Tribuna da Câmara de Goiânia comemora a retomada das exibições. “Esta ação marca o início de uma maratona de viagens de Fábio por 19 cidades goianas, onde promoverá o filme”, explicou Sena, destacando ainda o fato de "Venerável" ter recebido diversos elogios da crítica especializada.

A turnê faz parte de projeto contemplado pela Lei Aldir Blanc, com apoio dos governos federal e estadual. As exibições serão realizadas em colégios, igrejas e Câmaras Municipais de todas as regiões de Goiás, entre março e maio. O filme também pode ser assistido no YouTube.