Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Legislativo deverá instalar mais uma Comissão Especial de investigação

Legislativo deverá instalar mais uma Comissão Especial de investigação

por Quezia de Alcântara publicado 14/02/2017 12h30, última modificação 14/02/2017 12h34
Agora serão três CEI's: SMT, Transporte Público e Contas da Prefeitura desde 2009

Foi apresentado na sessão de hoje (14) pedido de instalação de uma Comissão Especial de Investigação (CEI) da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT). De autoria do vereador Elias Vaz (PSB), a petição conta com 18 assinaturas, acima da quantidade exigida pelo Regimento Interno que é de 1/3 dos parlamentares, ou seja, apoio de12 vereadores.

Elias recebeu denúncias de uma série de irregularidades SMT, como por exemplo, a de que do valor total da arrecadação de multas no ano passado de cerca de R$ 56 milhões, só há comprovação de gastos dentro da previsão legal de R$ 44 milhões, restando um déficit de R$13 milhões.

O presidente Andrey Azeredo (PMDB) vai agora solicitar parecer jurídico da Casa que avalia se a CEI cumpre os requisitos necessários tais como, prazo, número de membros e fato determinado. Depois manda publicar no Diário Oficial e aguardará a indicação dos partidos para composição da comissão. Após isso haverá a instalação da CEI com indicação de presidente e relator.

CEI Transporte Público

O vereador Clécio Alves (PMDB) informou que já conta com 34 assinaturas de parlamentares apoiando o requerimento de sua autoria, apresentado no último dia 8 de fevereiro, para instalação da Comissão Especial de Inquérito (CEI) a fim de investigar a situação do transporte coletivo da capital. “É do conhecimento geral a péssima qualidade dos serviços, a quantidade de ônibus incompatível com a demanda da população usuária, negligência para com os usuários nos terminais”, afirma o vereador adicionando que isso gera sofrimento, desconforto e insegurança.

Alves acrescenta que “a receita das empresas prestadoras de serviço de transporte coletivo atinge somas fabulosas e no entanto, o serviço continua sendo de péssima qualidade”. O parlamentar pretende com a comissão “apontar nominalmente e denunciar à opinião pública” os responsáveis pelos problemas do transporte público em Goiânia. “Esperamos uma posição firme, enérgica e célere, doa a quem doer, para darmos à sociedade uma resposta”, finaliza.

As comissões instaladas

Conforme informou o presidente Andrey Azeredo tramitam na Casa três Comissões Especiais de Inquérito (CEIs) e uma Comissão Temporária: 1 - CEI da SMT, de Elias Vaz; 2 - CEI do Transporte coletivo, inciativa de Clécio Alves; 3 - CEI das contas públicas da Prefeitura nas duas últimas gestões, de autoria do vereador Jorge Kajuru (PRP). Também uma Comissão Temporária, de autoria do vereador Alysson Lima (PRB) que pretende avaliar as obras de construção do BRT, aprovada na sessão de hoje (14). (Com foto de Fernando Leite/ Jornal Opção).