Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Léia Klebia apresenta projeto que cria Dossiê das Mulheres

Léia Klebia apresenta projeto que cria Dossiê das Mulheres

por Da Redação publicado 17/08/2021 13h50, última modificação 17/08/2021 16h25

A vereadora Léia Klebia (PSC) apresentou, em plenário, projeto de lei que cria o Dossiê das Mulheres no âmbito do município de Goiânia.

Ela justificou que "o aumento da violência contra mulheres e crianças no ambiente doméstico e familiar, durante a quarentena, tem sido uma constante no país. Entretanto, é fato que, mesmo antes da pandemia, a violência contra as mulheres já era uma das grandes violações de direitos humanos ocorridas no país, que, segundo relatório da Human Rights Watch (ACEBES, 2017), caminha para ocupar o primeiro lugar no ranking de violência doméstica e familiar".

De acordo com o Boletim Epidemiológico de Violências Contra as Mulheres e Feminicídio, publicado pela Prefeitura de Goiânia, em 2019 foram realizadas 1.346 notificações, contra 1.038 em 2020. O boletim aponta uma redução de 22% das notificações entre 2019 e 2020. A queda pode ser consequência de diversos fatores, entre eles o receio de procurar as unidades de saúde, devido ao cenário epidemiológico. De acordo com os dados, a maioria das violências contra a mulher ocorreu na própria residência da vítima.

Outra matéria da parlamentar, que se tornou lei em Goiânia, disponibiliza contracheques para os servidores com deficiência visual da Prefeitura da Capital, compreendendo a administração direta e indireta. A proposta busca atender a uma demanda dos servidores públicos do município, que apresentam dificuldades em consultar seus contracheques, em decorrência da deficiência visual.