Léia Klébia propõe distribuição gratuita de urinol feminino descartável em eventos
Foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) matéria da vereadora Léia Klébia (Podemos) que institui o Programa de Distribuição Gratuita de Urinol Feminino Descartável em eventos públicos, feiras livres, parques e praças; para mulheres em situação de rua e como alternativa nos banheiros públicos e banheiros químicos.
Segundo justificou a vereadora, o objetivo é minimizar o potencial de transmissão de patógenos, além do controle de odores, socialmente importante e medida social de limpeza”.
“Quando uma pessoa infectada usa o vaso sanitário pode deixar ali patógenos nas superfícies, seja ao redor do vaso, nas paredes ou até mesmo na maçaneta de entrada, que podem ser transferidos para o corpo”, explica a parlamentar.
Léia adiciona que “esses patógenos são provenientes de fezes, urina e vômitos de pessoas que passam pelo sanitário ao longo do dia e podem sobreviver nas superfícies por dias, transmitindo doenças do trato gastrointestinal, como infecções intestinais e doenças de alta transmissibilidade, como hepatite A e E, além de infecções de urina, vírus do HPV e herpes”.
Para a realização do programa a Prefeitura fará licitação, dando preferência para os urinóis fabricados com materiais sustentáveis por empresas sediadas em Goiânia, sendo inclusive, critério para desempate durante o processo licitatório.
Caso vire lei, o programa ainda deverá ter lei própria para a devida regulamentação.