Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Literatura, contação de histórias e resgate de memórias marcam comemoração do Dia Nacional do Livro Infantil

por Da Redação publicado 12/04/2022 13h55, última modificação 12/04/2022 14h04
Elaborado pela Comissão de Educação da Câmara, em parceria com o Cepi Lyceu de Goiânia, evento contará com participação de personalidades da literatura goianiense

Um projeto elaborado pela Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia da Câmara, em parceria com o Cepi Lyceu de Goiânia, pretende levar alunos do 6º ao 8º ano do ensino fundamental e seus familiares para uma tarde de resgate das memórias de infância. Essa é a proposta do evento em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil – celebrado em 18 de abril – que será realizado nesta terça-feira (12), a partir das 14 horas, no colégio.

Personalidades importantes da literatura goianiense e da Academia de Letras de Goiânia farão apresentações aos participantes. Entre eles, o poeta e cronista Luiz de Aquino e a poetisa e contista Leda Selma, que também integra a União Brasileira de Compositores.

Segundo a presidente da comissão, vereadora Aava Santiago (PSDB), a iniciativa surgiu a partir da necessidade de valorizar a leitura e profissionais da área. “A prática da leitura na minha vida começou muito cedo, dentro de casa, e é algo que repasso ao meu filho, de três anos. A escola reforça esse hábito e contribui para o desenvolvimento cerebral, do falar, do escrever e, principalmente, do pensar. Isso é fundamental num país onde pouco se lê”, explica a vereadora.

Data comemorativa

O Dia Nacional do Livro Infantil é celebrado em 18 de abril – mesma data em que nasceu o escritor Monteiro Lobato, em 1882, considerado o pai da literatura infantil brasileira e autor de clássicos como "Sítio do Pica-Pau Amarelo", "O Saci", "Fábulas de Narizinho", "Caçadas de Hans Staden" e "Viagem ao Céu".

A parlamentar considera que, na era do uso excessivo de telas (como tablets, celulares e a própria televisão), é preciso que livros infantis ainda tenham espaço na rotina das crianças.

14h às 15h15 - Contação de histórias

15h15 às 15h30 - Lanche

15h30 às 17h - Oficina de jogos e brincadeiras: ping-pong, baralho, UNO, peteca, vôlei, futsal, salve-bandeira, dama, xadrez, bete e pula-corda

*Com informações da assessoria de comunicação da vereadora