Lojas de artigos femininos deverão afixar cartazes com alerta sobre câncer de mama
A Câmara de Goiânia aprovou, em segunda votação, na Sessão Ordinária desta quinta-feira (14), projeto de lei (PL 12/2022) para afixação de cartazes adesivos, em espelhos de provadores de lojas que comercializam artigos femininos, com informações para alertar sobre câncer de mama e sobre importância do autoexame.
Segundo o autor da proposta, a intenção consiste em reforçar a campanha Outubro Rosa, realizada, anualmente, em todo o país. “Isso tem que ser permanente. Eu conheço pessoas que se esquecem de fazer o autoexame e o próprio exame [médico] a partir dos 35 anos de idade, e quando vão ver, já estão [com a doença] num estágio muito avançado”, afirma o vereador Sandes Júnior (PP).
De acordo com o texto, os adesivos poderão conter orientações ilustrativas sobre realização do autoexame, bem como divulgar campanhas de conscientização promovidas por órgãos de saúde. “Nós, brasileiros, temos mania de deixar tudo para a última hora. Mas, se formos lembrados, sempre fica aquele sinal de alerta”, comenta o parlamentar.
O projeto segue para sanção ou veto do prefeito Rogério Cruz (Republicanos). Caso seja sancionado, estabelecimentos terão prazo de 30 dias, a partir da publicação no Diário Oficial do Município, para providenciar os cartazes.