Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Lucas Kitão propõe criação do Dia Municipal do Lixo Zero

Lucas Kitão propõe criação do Dia Municipal do Lixo Zero

por Da Redação publicado 26/05/2023 12h45, última modificação 29/05/2023 14h52
Iniciativa, segundo vereador, contribui para agenda de desenvolvimento sustentável defendida pela Organização das Nações Unidas (ONU)

O vereador Lucas Kitão (PSD) apresentou, nesta quinta-feira (25), na Câmara, projeto de lei para inclusão do Dia Municipal do Lixo Zero no Calendário Oficial de Eventos de Goiânia.

Segundo o texto, o dia municipal – a ser comemorado em 30 de março – contribui para o avanço da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Desenvolvimento Sustentável. A data visa à conscientização da sociedade e à promoção do desenvolvimento na capital.

A proposta, de acordo com Kitão, valoriza projetos já existentes – como a Jornada Lixo Zero, promovida pelo Instituto Lixo Zero e que, em 23 edições, coletou mais de 30 toneladas de materiais recicláveis.

“O setor de resíduos sólidos contribui significativamente para emissão de gases de efeito estufa em ambientes urbanos e para perda de biodiversidade. Ações como esta podem promover boa gestão de resíduos, além de minimizar e de prevenir desperdício e poluição”, justificou o parlamentar.

O projeto segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

*Com informações da assessoria de comunicação do vereador