Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Mães de assentamento recebem workshop de confeitaria em Goiânia

Mães de assentamento recebem workshop de confeitaria em Goiânia

por Da Redação publicado 25/05/2021 08h56, última modificação 25/05/2021 08h56
Doces serão vendidos na confeitaria Dose de Doce. Iniciativa faz parte do projeto “Empregue uma Mãe”, criado pela vereadora Aava Santiago, e visa a inserção e reinserção de mães ao mercado de trabalho

A Vereadora Aava Santiago e a Ouvidoria da Mulher da Câmara Municipal de Goiânia promovem, na terça-feira, 25, um Workshop gratuito de confeitaria para mulheres do assentamento no Residencial Solar Ville, na região Noroeste de Goiânia. O curso será realizado por Mharlla Antonelli e Taianne Matheus, proprietárias da confeitaria de doces finos Dose de Doce, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Jardim Curitiba II.

A iniciativa integra uma série de ações do projeto “Empregue uma Mãe”, idealizado pela vereadora. O objetivo do Workshop é oferecer qualificação profissional para mães que vivem tripla segregação. “As mães são excluídas do mercado de trabalho e na pandemia foram o grupo mais prejudicado. E nesse caso é ainda mais desesperador porque essas mães correm risco de despejo”, explica Aava Santiago.

Segundo a vereadora, tudo foi pensado para que o curso possa garantir renda contínua para as mães do Solar Ville. Por isso, a confeiteira Taianne elaborou uma receita de bolo de pote de fácil comercialização e preparo, com ingredientes acessíveis. Para que o curso seja feito, as empresárias doarão os insumos necessários para o dia do Workshop, como embalagens, farinha de trigo, chocolate, fermento químico, coco ralado, leite, ovos, margarina. Após o curso, a mães ainda receberão kits com produtos para que possam realizar suas primeiras produções independentes.

Local de produção
O CRAS Curitiba ofereceu a cozinha e a área externa para receber as mães e seus filhos. O espaço foi cedido por mediação da primeira-dama de Goiânia, Thelma Cruz, e da equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs), apoiadores do projeto. O CRAS também firmou o compromisso de disponibilizar a cozinha por três meses, uma vez por semana, para que as mães possam produzir os doces sob a supervisão de seus colaboradores.

Ponto de vendas
A primeira produção dos bolos de pote serão comercializados na loja Dose de Doce e o valor arrecadado será integralmente repassado para as mães, a fim de que possam ter um capital inicial para a compra de mercadorias.

Projeto
As próximas etapas do "Empregue uma Mãe" já estão sendo organizadas para garantir capacitações contínuas para mulheres em situação de vulnerabilidade. Projeto de Lei da vereadora tramita na Câmara a fim de mobilizar empresas e estabelecimentos comerciais do município de Goiânia para disponibilizarem vagas de emprego destinadas a mães de crianças de 5 meses a 5 anos e 11 meses de idade.

O PL se justifica em dados recentes do IBGE que mostra que, logo após a maternidade, 30% das mulheres são obrigadas a abandonar o trabalho, além de que o mercado de trabalho exclui e rejeita mães com filhos pequenos.

Se o PL “Empregue uma Mãe” for sancionado pelo Paço, empresas que tiverem em seu quadro de funcionários o percentual mínimo de 5% de mães terão desconto de 5 a 20% no ISSQN, além de receberem o certificado “Aqui Tem Mãe”, que será fornecido pelo município de Goiânia, tornando público o trabalho de inclusão e reinserção de mulheres ao mercado de trabalho.

Assunto: Workshop de doces finos para Mães do Solar Ville
Dia: 25 de maio de 2021