Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Câmara homenageia mulheres atuantes na área da tecnologia

Câmara homenageia mulheres atuantes na área da tecnologia

por Da Redação publicado 27/04/2022 17h05, última modificação 28/04/2022 14h45
Proposta pela vereadora Aava Santiago (PSDB), Sessão Especial celebrou Dia Mundial das Meninas na Tecnologia da Informação e da Comunicação. Mais de cem mulheres foram homenageadas

Mulheres atuantes na área da tecnologia foram homenageadas, nesta segunda-feira (25), em Sessão Especial na Câmara de Goiânia, em comemoração ao Dia Mundial das Meninas na Tecnologia da Informação e da Comunicação, celebrado em 27 de abril. A solenidade foi proposta e conduzida pela vereadora Aava Santiago (PSDB), que atua, em seu mandato, para o fortalecimento de mulheres. Mais de 100 profissionais foram homenageadas.

Em discurso, a parlamentar afirmou que a Câmara precisa ser um espaço acessível, de forma plena, para todas as mulheres e seus filhos. Segundo ela, não se trata de falta de verba. “Não falta dinheiro para que mulheres estejam nos espaços de poder; é falta de vontade política”, argumentou. “Com muito pouco se faz uma revolução de mulheres. E por que demora tanto? Por que é tão difícil? Porque espaços que não são ocupados por nós – e a tecnologia, até pouco tempo atrás, era um deles – assim o são simplesmente por não quererem que a gente chegue”, acrescentou.

Emocionada, Aava disse acreditar que o trabalho das mulheres, na tecnologia, é revolucionário. “Quando uma de nós, mulheres, sai de suas casas ou, dentro delas, cria um espaço para avançar neste horizonte em que nós crescemos ouvindo que não nos pertencia, ela provoca uma onda de mudança, de nova visão de mundo, porque deixa de ser sobre qualquer uma de nós. Extrapolou, transbordou. Não tenham dúvidas de que outras mulheres são direta ou indiretamente alcançadas e encorajadas também a fazerem esse caminho”, destacou.

Autoconfiança

Uma das homenageadas, acompanhada pelo filho, é analista de sistemas há 15 anos. Para Luciana Moura, a sessão na Câmara foi simbólica. “Até hoje não sei se escolhi a tecnologia ou se ela me escolheu. Quando a gente é mãe adolescente, as estatísticas começam a lutar contra nossas escolhas e nossa carreira desde muito cedo. Agradeço imensamente a vereadora Aava por esta manhã incrível e por poder representar tantas outras mulheres, muitas vezes desconhecidas, até que apertem um botão errado no computador”, comentou.

Diretora de Tecnologia do CCBEU, Andressa Cardoso ressaltou, em seu pronunciamento, que mulheres na tecnologia ainda representam quebra de paradigma. “Infelizmente ainda trabalho, na minha equipe, com maioria masculina. Mesmo quando abrimos vagas, mulheres não se candidatam. Nós realizamos pesquisa para saber o porquê disso e o documento nos mostrou que não havia confiança das mulheres em pleitear vagas. O homem pode até não ter os requisitos todos, mas simplesmente vai e ele está certo. A mulher, não. Se ela não preenche absolutamente os requisitos, ela não vai”, declarou, ao falar às homenageadas sobre autoconfiança no mercado de trabalho.

Durante a Sessão Especial, ao lado das homenageadas, foi montado o "Gabinekids", para permitir que crianças brincassem enquanto suas mães recebiam a diplomação. Tapete no chão, brinquedos, lápis de cor e papel para pintar e desenhar foram suficientes para prender a atenção dos pequenos e permitir que as profissionais ficassem mais atentas à homenagem.

Data

A celebração proposta pela vereadora Aava Santiago faz referência à data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para incentivar a instituição a valorizar o papel das mulheres na área, gerar interesse e estimular inclusão de mais meninas em carreiras ligadas à tecnologia.

*Com informações da assessoria de comunicação da vereadora