Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Mais de dez mil requerimentos são apresentados pelos vereadores no primeiro semestre de 2017

por joana — publicado 19/07/2017 11h20, última modificação 21/07/2017 11h54

Um semestre produtivo. É o que mostra o número de requerimentos apresentados pelos vereadores nesta 18ª legislatura da Câmara Municipal de Goiânia. De acordo com levantamento elaborado pela Diretoria Legislativa da Casa, até 13 de julho deste ano foram apresentados 11.473 requerimentos. Estas solicitações oficiais, em geral, são aprovadas de plano pelo presidente da Casa, ou seja, no momento em que são apresentadas. Apenas os requerimentos polêmicos passam por votação dos parlamentares . Uma vez aprovados, os requerimentos são encaminhados aos seus respectivos destinatários.

De uma forma geral, grande parte destes requerimentos solicitam roçagem de lotes e áreas vazias, limpeza urbana, retirada de entulhos, revitalização de praças, sinalização de trânsito tanto vertical quanto horizontal, poda de árvores, recapeamento de asfalto, pintura de meio-fio, operação tapa-buraco, reforço de policiamento, limpeza de boca de lobo, substituição de lâmpadas.

Campeão na apresentação de requerimentos, o vereador Izídio Alves (PR) se destaca com 2.918. Em segundo lugar, vem Kleybe Morais (PSDC), com 2.706; seguido por Tatiana Lemos (PCdoB), 872; Welington Peixoto (PMDB), 448; Anderson Sales - Bokão (PSDC), 443; e Tiãozinho Porto (Pros), 402.

Comissões Especiais

Dentre os requerimentos de maior repercussão, estão aqueles apresentados solicitando instalação de Comissões Especiais de Inquérito (CEIs). Jorge Kajuru ( PRP), para a criação CEI das Contas da Prefeitura; Elias Vaz (PSB), para a CEI da SMT (Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade), e Clécio Alves ( PMDB), para a CEI do Transporte Coletivo. Além destas comissões permanentes, houve o requerimento do vereador Alysson Lima (PRB), solicitando a instalação da CEI Temporária do BRT.

Destaques

Além de serviços de infraestrutura, os requerimentos também são formas para solicitações pontuais para a melhoria da qualidade de vida dos goianienses. Alysson Lima, por exemplo, requereu contratação de médicos para unidades de saúde, auditoria no IMAS (Instituto de Assistência à Saúde e Social dos Servidores Municipais de Goiânia), instituição do Programa destinado a portadores de Epilepsia, e audiência pública para debater a ocupação de área no Parque Atheneu. Jorge Kajuru solicitou a implantação do Instituto Municipal do Diabetes, a municipalização do transporte público e a implantação das administrações regionais. Zander Fábio (PEN) questionou a falta de vagas em CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil) e os critérios para expedição de alvarás para casas noturnas. Sabrina Garcêz (PMB), que é presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, promoveu audiências públicas para debater o programa alternativo para creches e a revisão do Plano Diretor de Goiânia. Presidente da Comissão do Meio Ambiente, Gustavo Cruvinel (PV) realizou audiências públicas para discutir o projeto que inclui o Parque Ambiental Macambira e o Parque Cascavel. Já o vereador Paulo Magalhães (PSD) , presidente da Comissão dos Direitos dos Idosos, comandou diversos eventos voltados para a efetivação de políticas públicas para a terceira idade.