Markin Goyá propõe meia-entrada para doadores de sangue
Doadores de sangue e medula óssea fidelizados podem ter direito a meia-entrada em museus, shows, cinemas, circos e demais locais públicos que proporcionem lazer, cultura e entretenimento, caso seja aprovado projeto de lei em tramitação na Câmara de Goiânia. De autoria do vereador Markin Goyá (PMDB), a matéria tem o objetivo de contribuir com as políticas de doação na capital.
De acordo com o projeto, podem receber o benefício os doadores regulares de sangue registrados em hemocentros ou qualquer unidade hemoterápica pública ou privada contratada, conveniada ou consorciada com o Sistema Único de Saúde, identificados por documento oficial comprobatório expedido pela entidade coletora credenciada pelo Município.
Para usufruir do benefício, é preciso comprovar ter feito, no mínimo, três doações de sangue nos últimos doze meses e apresentar a carteira do doador. Todos os locais públicos e privados deverão afixar, em local visível, informações sobre o direito dos doadores a pagarem meia-entrada. Em sua justificativa, Markin Goyá garante que sempre há falta de estoque de sangue e hemoderivados quando mais se precisa.