Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Isaías Ribeiro propõe criação do Programa “Colo para Mãe”

Isaías Ribeiro propõe criação do Programa “Colo para Mãe”

por Quezia de Alcântara publicado 10/05/2024 10h05, última modificação 10/05/2024 13h37
Projeto busca sensibilizar comunidade para importância do cuidado com saúde mental de mães e de parturientes
Isaías Ribeiro propõe criação do Programa “Colo para Mãe”

Foto: Gustavo Mendes

O vereador Isaías Ribeiro (Republicanos) apresentou, nesta semana, na Câmara de Goiânia, projeto de lei (PL 82/2024) para criação do Programa "Colo para Mãe".

De acordo com o parlamentar, o programa visa à promoção de ações de conscientização e de incentivo em relação ao cuidado com a saúde mental de mulheres gestantes, de parturientes e de puérperas.

Segundo a proposta, os benefícios do "Colo para Mãe" aplicam-se integralmente ao atendimento de mulheres em situação de perda gestacional ou de parto natimorto.

“Muitas mulheres sofrem de depressão pós-parto, sendo que mais da metade dos casos já se manifesta durante a gestação, sem diagnóstico e sem tratamento adequados a tempo”, afirma Isaías Ribeiro.

“Além da depressão, a gravidez e o pós-parto podem trazer outros transtornos, como ansiedade e estresse pós-traumático, especialmente para mulheres com pouco suporte social e familiar, para grávidas na adolescência, para vítimas de violência doméstica e para mulheres que enfrentam complicações na gestação ou dificuldades financeiras", acrescenta.

"Em relação aos óbitos de nascituros e de recém-nascidos, muitas vezes a falta de assistência e de empatia nos hospitais torna esses momentos de intensa dor ainda mais difíceis. Isso destaca a importância do atendimento humanizado tanto para gestantes quanto para parturientes, de forma a proporcionar às mulheres o sentimento de cuidado por parte dos profissionais e de promover mais segurança e acolhimento”, conclui o vereador.

O projeto segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).