Covid-19: matéria prevê benefício tributário a doador de plasma
O vereador Lucas Kitão (PSL) vai propor na próxima sessão do plenário, projeto de lei que prevê incentivo tributário a pessoas curadas do novo coronavírus que fizerem a doação de plasma para uso no tratamento de vítimas da pandemia. Conforme o texto, os doadores terão desconto de 5% a 20% no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de suas residências de Goiânia.
Para conseguir o desconto, bastará apresentar o comprovante de doação de plasma devidamente datado e assinado pelo profissional de saúde responsável. O benefício só será concedido uma única vez, para o imposto do ano seguinte.
Como justificativa, o vereador destaca que o projeto de lei é uma “contribuição da Câmara Municipal de Goiânia para ajudar na evolução da terapia com o plasma sanguíneo”.
Lucas Kitão ainda ressalta que a doação é um ato voluntário de altruísmo, mas que deve ser incentivada com o objetivo de ampliar ao máximo o número de doadores e “colaborar para que os infectados pelo coronavírus tenham uma esperança a mais de cura”.
O projeto foi elaborado com a parceria dos advogados Tiago Magalhães Costa e Clodoaldo Moreira, que é presidente da Comissão Especial de Direito Civil. (Texto e foto da assessoria de comunicação do vereador).