Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Matéria define abril como mês para conscientização da doença de Parkinson

Matéria define abril como mês para conscientização da doença de Parkinson

por joana — publicado 17/03/2017 14h38, última modificação 17/03/2017 14h38
Matéria define abril como mês para conscientização da doença de Parkinson

Foto de Alberto Maia

Instituir no Calendário Oficial de Eventos do Município de Goiânia o mês de Abril como sendo o período da conscientização da doença de Parkinson, denominado “Tulipa Vermelha”. É esse o teor do Projeto de Lei apresentado ontem, dia 16, pela vereadora Cristina Lopes (PSDB), durante sessão na Câmara Municipal de Goiânia.

O objetivo, diz a vereadora, é provocar nas pessoas a reflexão de que inúmeras situações constrangedoras e discriminatórias vividas por pessoas com Parkinson podem ser evitadas com a divulgação e debate amplo da patologia e seus sintomas.

Histórico

2017 é o 200º aniversário da publicação da monografia de James Parkinson, inicialmente designada “paralisia agitante”. Só recebeu a denominação de doença de Parkinson pelo médico Jean-Martin Charcot, considerado o pai da neurologia moderna, quase cinquenta anos depois. Assim, a doença de Parkinson leva o nome do médico que fez a sua descrição e o mês de abril é dedicado à conscientização também em homenagem a ele que nasceu em 11 de abril de 1755 e hoje é considerado o Dia Internacional de Conscientização da Doença de Parkinson. Já a tulipa vermelha é o símbolo da doença, pois na década de 80 um floricultor holandês desenvolveu uma tulipa nova e a batizou em homenagem ao médico. Um ano depois, a tulipa recebeu prêmios na Europa pela sua beleza e em 1995 foi designada como símbolo oficial da doença em um congresso mundial das Associações de Parkinson.