Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Matéria institui semana sobre doença celíaca

Matéria institui semana sobre doença celíaca

por joana — publicado 12/09/2017 15h48, última modificação 12/09/2017 15h48

Projeto apresentado nesta terça-feira, 12, pelo vereador Anderson Sales-Bokão (PSDC) institui em Goiânia a Semana de Conscientização sobre a Doença Celíaca, a ser realizada no mês de maio, integrando o calendário oficial do município. O Dia Internacional do Celíaco é celebrado no terceiro domingo de maio, quando a Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil (FENACELBRA) realiza várias ações como palestras, oficinas culinárias e seminários.

Segundo o vereador, sua proposta tem como objetivo apoiar, informar e conscientizar a comunidade a respeito desta doença, possibilitando o seu diagnóstico precoce, além de sensibilizar todos os setores da sociedade para que compreendam os sintomas e limitações alimentares porque passam os celíacos.

Doença Celíaca

Conforme material divulgado no site do Ministério da Saúde, a doença celíaca é autoimune causada pela intolerância ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, aveia, cevada, centeio e seus derivados, como massas, pizzas, bolos, pães, biscoitos, cerveja e alguns tipos de doces, provocando dificuldade no organismo em absorver os nutrientes dos alimentos. A ingestão do glúten pelos portadores da doença pode causar anemia, osteoporose, hipoplasia do esmalte dentário, artralgias ou artrites, atraso no início da puberdade, irregularidade do ciclo menstrual, esterilidade, abortos, epilepsia, neuropatia periférica, úlcera aftosa recorrente, perda de peso. De acordo com artigo científico publicado na Revista Brasileira de Medicina, a incidência da doença celíaca no Brasil atinge a frequência de 1 para cada 681 pessoas. Entretanto, a maioria dos casos não é diagnosticada devido à falta de informações sobre os sintomas clínicos.