Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Matéria obriga instalação de câmeras em ônibus

Matéria obriga instalação de câmeras em ônibus

por joana — publicado 13/07/2017 10h10, última modificação 13/07/2017 10h10

A vereadora Tatiana Lemos (PC do B) apresentou projeto de lei que obriga a instalação de câmeras de vídeo no interior dos ônibus do sistema de transporte coletivo urbano do município de Goiânia.

O projeto tem como objetivo inibir a ocorrência de atos geradores de insegurança dos consumidores do transporte coletivo. Além do monitoramento dos ônibus por meio de câmeras, torna obrigatória a imediata comunicação das ocorrências aos órgãos de segurança pública de Goiânia.

Diariamente são reportados crimes, assassinatos e até assédios dentro dos ônibus da capital. A falta de meios que aumentem a segurança da população faz com que os criminosos acreditem na impunidade. Isso tem que mudar. O projeto tem como principal intuito auxiliar na preservação da vida,” destaca Tatiana.

As despesas com a implantação das câmeras de vídeo correrão por conta das empresas concessionárias do serviço público de transporte coletivo, e deverá ser feita por etapas, sendo priorizadas as linhas consideradas mais críticas, cujos indicadores são as ocorrências no interior dos ônibus, principalmente assaltos.

Ônibus é o meio de transporte mais importante da nossa capital e deve ser preservado. As empresas de ônibus ganham muito bem e nunca fornecem o mínimo de segurança. Já é hora de respeitarem o consumidor, que é quem paga pelo serviço prestado,” lembra a parlamentar.

Com informações da assessoria de imprensa do gabinete da vereadora Tatiana Lemos.

De acordo com a propositura, o descumprimento ao disposto no projeto de lei incidirá na aplicação de multa, por veículo que integrar a frota da empresa, em valor a ser definido por decreto do chefe do Poder Executivo.