Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Willian Veloso propõe criação de Selo Parque Acessível

Willian Veloso propõe criação de Selo Parque Acessível

por Quezia de Alcântara publicado 15/03/2024 08h35, última modificação 15/03/2024 14h57
Em conformidade com Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), projeto de lei estabelece parâmetros para garantia de acessibilidade em parques de Goiânia
Willian Veloso propõe criação de Selo Parque Acessível

Foto: Millena Cristina

O vereador Willian Veloso (PL) apresentou, na Câmara de Goiânia, projeto de lei (PL 34/2024) para criação do Selo Parque Acessível. Em conformidade com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o texto estabelece parâmetros para garantia de acessibilidade em parques da capital.

Segundo a proposta, para serem considerados acessíveis, os parques deverão contar, no mínimo, com os seguintes itens:

- adequações de acessibilidade e adaptações em infraestrutura;

- acesso a pé, livre de obstáculos, com piso tátil, a partir da via pública até entrada acessível do parque;

- estacionamento reservado próximo à entrada acessível do local;

- quando existentes, pelo menos um dos banheiros ou vestiários deve ser acessível ou adaptado;

- rampas com corrimãos ou plataformas elevatórias onde existirem desníveis;

- sempre que possível, itinerário acessível até os principais pontos de interesse do parque.

O projeto também sugere outras medidas para tornar parques acessíveis:

- trilha ou caminho que ofereça acesso firme e estável sobre faixa de grama até rio ou lago, se existir;

- transporte público acessível ou adaptado nas principais linhas até o parque, a partir de regiões mais populosas da cidade.

A matéria prevê ainda ampla divulgação acerca das ferramentas de acessibilidade, das adaptações e das ajudas técnicas disponíveis nos parques certificados com o selo.

“O acesso à natureza, ao esporte e ao lazer é essencial para o ser humano. Favorece o indivíduo e a sociedade na medida em que proporciona benefícios econômicos, sociais, ambientais e à saúde. Os parques representam espaço de recreação do qual o ser humano sempre fez uso”, afirma Willian Veloso.

De acordo com o vereador, “um dos pilares da Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, ratificada pelo Brasil, em 2008, é o de que pessoas com deficiência devem ter garantida a fruição de seus direitos em igualdade de condições com os demais membros da sociedade. Essa ideia permeia a Lei Brasileira de Inclusão e demais normas brasileiras relacionadas ao tema”.

“Assim, adaptar parques goianienses não constitui privilégio, benefício, muito menos caridade às pessoas com deficiência, mas, antes de tudo, o cumprimento do dever do Estado em garantir a essas pessoas o mesmo que os demais usufruem. A acessibilidade beneficia tanto a pessoa com deficiência quanto grávidas, obesos, idosos e quaisquer outros que, mesmo que temporariamente, enfrentem barreiras no acesso a espaços de uso público”, conclui.

O projeto segue para análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).