Matéria propõe incluir artes marciais como atividade regular nas escolas municipais
Projeto de lei em tramitação na Câmara de Goiânia pretende incluir as artes marciais como atividades complementares obrigatórias nas escolas municipais. A matéria, de autoria do vereador Vinicius Cirqueira (Pros), esclarece que tais atividades serão disponibilizadas a alunos com idade igual ou superior a 7 anos.
Caberá às escolas fornecerem toda a estrutura necessária de fardamento e materiais de treino aptos a contemplar as necessidades específicas para a plena realização de atividades regulares de artes marciais. Para a participação, cada aluno deverá apresentar atestado médico para a realização da atividade.
“As artes marciais, além das atribuições físicas e psicológicas, contribuem com a sociedade por meio de sua filosofia pautada em caráter, determinação, companheirismo, seriedade e honestidade, elementos fundamentais para a construção de uma sociedade próspera”, justifica o propositor.
Vinicius Cirqueira ainda apresentou outro projeto de lei que visa instituir o certificado Valor Cultural, a ser concedido a pessoas jurídicas que promovam eventos artísticos e culturais regulares, que se configurem como opção de lazer para a população goianiense, atração turística ou fator de valorização do patrimônio cultural.