Matéria propõe lâmpadas apagadas durante o dia em vias públicas
Está tramitando na Câmara Municipal de Goiânia projeto de lei de autoria do vereador Eudes Vigor (PSDB) que torna obrigatório manter as lâmpadas apagadas durante o dia em vias públicas. A matéria assinala que é de responsabilidade do município o zelo pela manutenção e economia da iluminação pública, devendo o órgão competente cuidar e fiscalizar para que as lâmpadas não fiquem acesas durante o dia, causando desperdício de energia elétrica.
Consta no projeto que qualquer cidadão poderá denunciar, mediante protocolo, a existência de lâmpada acesa durante o dia, por meio eletrônico, telefone ou outro meio de comunicação, indicando o local e a numeração do poste de luz onde o fato ocorre, para que providências sejam tomadas, evitando o desperdício.
De acordo com o vereador, “o consumo de energia elétrica aumenta a cada ano e grande parte deste aumento é decorrente do desperdício de energia. Quanto maior o desperdício de energia, maior é o preço pago por nós e o meio ambiente. Ao usar a energia elétrica de maneira correta, há economia de recursos e ainda ajuda a preservar as reservas ecológicas e, consequentemente, a vida do planeta”.