Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Matéria propõe plantio de árvores para compensar obras de construção

Matéria propõe plantio de árvores para compensar obras de construção

por Quezia de Alcântara publicado 08/04/2019 10h20, última modificação 08/04/2019 10h25

Com o objetivo de compensar a produção de CO² na atmosfera pelos empreendimentos imobiliários, o vereador Izídio Alves (PR) apresentou matéria que obriga a plantação de duas mudas de árvores por obra de construção residencial ou comercial de uso coletivo em Goiânia. O projeto encontra-se na pauta da sessão desta terça-feira,9, para primeira votação.

Segundo o projeto as espécies arbóreas serão definidas pela Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) e deverão ser plantadas em até seis meses da aprovação do projeto na Prefeitura, em áreas de preservação, fundos de vales, parques, praças e outros locais indicados pela Amma, de preferência no mesmo bairro em que a obra estiver sendo construída.

“Impactos como a poluição sonora e visual, geração de resíduos, acúmulo dos gases de efeito estufa, alteração dos ecossistemas gerados pelas obras e constante uso de recursos naturais ainda são consequências inevitáveis da atividade do setor, por serem inerentes à atividade em si”, justificou o parlamentar.

O vereador contou que estudo realizado pela empresa Ativos Técnicos Ambientais do Centro Tecnológico de Edificações identificou que um edifício em construção de São Paulo apresenta emissões de 108kgCO²/m² da emissão de energia por 30 anos de uso mas, gera 130 kgCO²/m² durante sua construção.

“Cada nova unidade habitacional ou comercial vai representar o plantio de duas árvores no Município, e além da compensação pela geração do CO², o projeto cooperará para uma cidade mais verde e arborizada o que contribuirá na melhoria do microclima urbano, quanto aos aspectos estéticos, de lazer, recreação, sociabilidade e sustentabilidade”, concluiu Izídio Alves.