Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Matéria propõe tombamento do Setor Sul por Patrimônio Histórico e Cultural de Goiânia

por Da Redação publicado 07/10/2022 17h25, última modificação 17/10/2022 14h57
Projeto prevê proibição de construção de imóveis destinados à habitação vertical e à atividade econômica na região

Foto: Mariana Capeletti

O vereador Mauro Rubem (PT) apresentou, nessa quinta-feira (6), projeto de tombamento das áreas internas das quadras F-44 e F-45, situadas entre as Ruas 90, 136 e 131, do Setor Sul, pelo Patrimônio Histórico e Cultural de Goiânia, proibindo construção de imóveis destinados à habitação vertical e à atividade econômica na região. De acordo com o projeto, construções passam a ser limitadas a 11 metros de altura, observados permeabilidade mínima de 30% e índice de ocupação máxima de 60% do terreno.

“O Setor Sul tem como referência um conceito urbano voltado ao bem-estar dos moradores, que deve considerar integração entre homem e natureza”, destaca o parlamentar. “Essa preocupação se concretiza em traçado orgânico, com unidades de vizinhança cercadas por amplas áreas verdes. Ruas foram pensadas de modo a obedecer a uma hierarquia que leva em conta intensidade do tráfego, buscando separar vias de pedestres e de automóveis”, explica.

Ainda segundo a proposta, órgãos competentes da administração municipal deverão utilizar meios técnicos, operacionais e científicos apropriados à manutenção, conservação e preservação da integridade física e ambiental das áreas tombadas, a serem transformadas no Parque Paineiras, como idealizado por Attilio Corrêa Lima e Armando de Godoy.

A matéria segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), antes de ser encaminhada para primeira votação em Plenário.

*Com informações da assessoria de comunicação do vereador