Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Câmara aprova declaração de utilidade pública da Cooperativa Bordana

Câmara aprova declaração de utilidade pública da Cooperativa Bordana

por Michelle Lemes publicado 05/06/2024 11h45, última modificação 05/06/2024 13h28
Criada em 2009, Cooperativa de Trabalho de Produção de Bordado Manual e Artesanato do Cerrado Goiano visa à geração de renda para mulheres com dificuldades de encontrar oportunidades

A Câmara de Goiânia aprovou, em segunda votação, na Sessão Ordinária desta quarta-feira (5), projeto de lei (PL 445/2023) para declarar de utilidade pública a Cooperativa de Trabalho de Produção de Bordado Manual e Artesanato do Cerrado Goiano (Bordana). A matéria é de autoria do vereador Anselmo Pereira (MDB).

Idealizado pelo Instituto Ana Carol, em 2009, o projeto Bordana (bordado + Ana) visa à geração de renda para mulheres com dificuldades de encontrar oportunidades, por meio dos preceitos do Comércio Justo. O Instituto Ana Carol foi fundado por Celma Grace de Oliveira, em homenagem à sua filha Ana Carolina Oliveira Campos, que morreu aos 10 anos, vítima de um tipo raro de leucemia. Como a filha tinha grande preocupação com questões sociais, Celma buscou realizar um projeto que fizesse jus às lembranças de Ana Carolina.

O projeto recebeu apoio financeiro e técnico da empresa de cosméticos Natura, por meio do Programa Acolher. Em poucos anos, a cooperativa se tornou autossuficiente. Suas peças são vendidas em feiras de artesanato, e as artesãs também oferecem cursos de bordado. Com apoio do Sebrae, o grupo recebeu capacitações do designer Renato Imbroisi, que auxiliou na criação de uma coleção inspirada no Cerrado, vegetação nativa da região. Os versos de Cora Coralina, poetisa da Cidade de Goiás, reverberam nas histórias das mulheres bordadeiras que encontraram na organização coletiva uma família para acolher suas histórias e seus sonhos.

O projeto segue para sanção ou veto do prefeito Rogério Cruz (Solidariedade).