Matéria quer que revendedores de carro plantem mudas de árvore
O vereador GCM Romário Policarpo (Pros), que preside a Casa, apresentou matéria em plenário que obriga as concessionárias e revendedoras de automóveis a plantar duas mudas de árvores a cada veículo zero-quilômetro vendido no Município.
Segundo a proposta, a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) providenciará o levantamento e a indicação de áreas próprias e adequadas ao plantio, bem como a fiscalização quanto o plantio no período chuvoso determinado pela agência. As concessionárias e revendedoras poderão fixar placa de identificação na planta doada.
O projeto de Policarpo prevê multa de 500 Unidades Fiscais do Município (Ufir) e em caso de reincidência a multa será aplicada em dobro até o limite de três reincidências.
“O objetivo principal do projeto é conscientizar o poder público e os cidadãos quanto ao plantio de áreas verdes e necessidade de áreas de preservação permanente e reservas legais em Goiânia”, justifica o parlamentar.
Policarpo ressaltou que somente com propostas como essa “teremos melhor qualidade do ar, por meio da redução dos gases poluentes, da diminuição do calor e do aumento da umidade relativa”. Ele completa que a cidade tem área verde de 89,5% e que o aumento dessa área pode garantir uma melhor qualidade de vida para a atual e as gerações futuras pois “as árvores absorvem a poluição, protegem as bacias hidrográficas, reduzem a erosão do solo, produzem oxigênio, fonte de vida, atenuam as alterações climáticas e ajudam a arrefecer as cidades.