Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Mauro Rubem cobra avanço na vacinação contra Covid-19 e pede informações sobre pandemia

por Da Redação publicado 26/05/2022 12h05, última modificação 26/05/2022 15h07
Presidente da Comissão de Saúde da Câmara enviou requerimento à Secretaria Municipal de Saúde

Foto: Gustavo Mendes

A Câmara de Goiânia aprovou, nessa quarta-feira (25), requerimento, de autoria do vereador Mauro Rubem (PT), cobrando do secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso, esforços para concluir a vacinação contra Covid-19 na capital.

Presidente da Comissão de Saúde da Casa, o parlamentar destacou que há um enorme contingente de pessoas com doses de vacina atrasadas. Dados do estado, referentes ao dia 16 de maio, apontam que 130.152 pessoas ainda não haviam tomado segunda dose e que 554.640 estavam sem dose de reforço. “De acordo com os mesmos dados, idosos não vacinados ou com vacinação incompleta têm taxa de óbito nove vezes maior e taxa de internação oito vezes maior em relação aos que completaram o esquema vacinal. É fundamental que se adotem medidas urgentes para garantir a conclusão da vacinação, evitando formas graves da doença e até a morte”, afirma o vereador.

Para Mauro Rubem, a Secretaria agiu de forma precipitada ao publicar o decreto nº 1.170, em 1o de abril de 2022, tornando facultativo o uso de máscaras de proteção facial em ambientes abertos e fechados da capital. “Houve um abrandamento dos termos utilizados na nota de recomendação 4/2022, da Secretaria Estadual de Saúde, na parte em que são abordados os grupos e situações em que há alta recomendação de uso de equipamentos protetivos, incluindo pessoas com sintomas gripais ou que tiveram contato com pessoas sintomáticas, imunossuprimidos, pessoas com comorbidades, idosos, gestantes, pessoas não vacinadas e com vacinação incompleta”, explica. Além de cobrar medidas para acelerar a vacinação em Goiânia, Mauro solicitou ao secretário Durval Pedroso que envie à Câmara dados atualizados sobre a quantidade de pacientes internados em enfermarias e unidades de tratamento intensivo (UTIs), assim como o número de óbitos, por faixa etária, no município, e – dentre esses – quantos tinham esquema vacinal completo.

*Com informações da assessoria de comunicação do vereador