Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Mauro Rubem debate regulamentação profissional de técnico em vigilância em saúde

por Da Redação publicado 23/08/2022 22h05, última modificação 24/08/2022 10h32
Audiência pública será realizada na Câmara nesta quarta-feira (24)

O vereador Mauro Rubem (PT), presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social da Câmara Municipal de Goiânia, realiza audiência pública nesta quarta-feira (24), às 13h30, no plenário, para discutir a importância da regulamentação profissional do técnico de vigilância em saúde. Participarão do debate a coordenadora substituta do curso técnico em Vigilância em Saúde Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Goiás (IFG), Mary Lopes Reis; o secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso; a presidente em exercício do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde no Estado de Goiás (Sindsaúde-GO), Néia Vieira; o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Venerando Lemes de Jesus; a reitora do IFG, Dra. Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon; a superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Flúvia Amorim; o deputado federal Rubens Otoni (PT); a presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Celidalva Sousa Bittencourt; o presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Zasso Pigatto; o diretor-geral do Campus Goiânia Oeste do IFG, Cleberson Pereira Arruda; e o diretor-geral do Campus de Águas Lindas do IFG, Tiago Gomes de Araújo.

Com a regulamentação da atividade, o profissional que a exerce passa a atender exigências legais, dando mais segurança jurídica aos trabalhadores e valorização à profissão. A medida torna possível também a criação de associações e sindicatos de classe. O técnico em vigilância em saúde atua no controle do fluxo de pessoas, animais, plantas e produtos em portos, aeroportos e fronteiras, além de desenvolver ações de controle e monitoramento de doenças, endemias e de vetores. O profissional compõe equipes multidisciplinares de planejamento, execução e avaliação do processo de vigilância sanitária, epidemiológica, ambiental e de saúde do trabalhador.

*Com informações da assessoria de comunicação do vereador