Médico e diretora de Cais serão ouvidos pela comissão de Saúde
A Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Saúde aprovou hoje, 24, a convocação do médico José Gomes da Rocha Filho e a diretora do Ciam's do Novo Horizonte, Maisa Veira de Paula, para darem explicações na comissão na próxima sexta-feira, 1º de dezembro.
O médico não estava no plantão durante a visita que os vereadores da CEI fizeram no Ciams do Novo Horizonte. A justificativa da diretora era de que o profissional estava doente e traria atestado médico. Ocorre que José Gomes Filho ocupou na manhã desta quinta-feira, 23, a tribuna da Casa para “se defender”, ocasião em que afirmou não estar na escala de plantão daquele dia na unidade.
A comissão também aprovou uma série de requerimentos solicitando informações à secretaria Municipal de Saúde.
- Quantidade de ambulâncias circulando e de ambulâncias paradas ou em manutenção.
- Projeto de melhoria da secretária Fátima Mrué à frente da pasta.
-Estudos e documentos que embasaram a decisão de fornecer bombas de insulina apenas para crianças e adolescentes.
-Exposição dos motivos sobre falta do fornecimento de insumos para diabéticos.
- Estudos e documentos sobre a ocorrência de mortes de pacientes nos 12 CAIS de Goiânia contendo a quantidade e os motivos.
-Informações sobre os repasses financeiros provenientes do Ministério da Saúde para atendimento pelo SUS no Hospital da Criança nos últimos cinco anos.
-Visitas ao CAIS Vila União e ao Centro de Referência, Diagnóstico e Terapêutica
A CEI da Saúde foi instalada no dia 11 de outubro de 2017; é presidida pelo vereador Clécio Alves (PMDB) e vai investigar a Secretaria Municipal de Saúde desde o ano de 2010 até a atual gestão. É composta dos vereadores: Paulo Daher (DEM), na vice-presidência, Elias Vaz, (PSB), na relatoria e como membros Jorge Kajuru (PRP), Cristina Lopes (PSDB), Anderson Bokão (PSDC) e Carlin Café (PPS).
Até o momento a comissão digitalizou 177 processos solicitados pelos vereadores à SMS. O objetivo é disponibilizar os documentos no site da Câmara Municipal de Goiânia a fim de que o cidadão goianiense tenha acesso ao andamento da CEI da Saúde.